FANDOM

Predefinição:Info Atletas Futebol

Biografia Editar

Manuel de Brito Filho, mais conhecido como Obina, é um atacante de futebol revelado nas categorias de base do Vitória-BA. Atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo e Palmeiras, antes de chegar ao Galo. O jogador foi anunciado pelo presidente Alexandre Kalil no dia 20 de janeiro de 2010, através de seu Twitter[1].

Natural da cidade de Vera Cruz, há 15 km de Salvador, o jogador iniciou sua carreira de jogador nas divisões de base do Vitória. Apenas integrando a equipe principal do clube rubro-negro em 2001/02, foi por empréstimo ao Fluminense de Feira de Santana por uma temporada. Se destacou na equipe do interior pelo Campeonato Baiano e voltou no ano seguinte ao Vitória. Com mais prestígio e reconhecimento, foi o artilheiro (6 gols) e campeão do Baiano de 2004. Naquele mesmo ano, assinalou 18 gols pelo Brasileirão, mesmo não evitando o rebaixamento do clube para a Série B. Sua permanência com o clube em dificuldades era praticamente impossível e acabou sendo negociado junto ao Flamengo.

Obina chegou ao Flamengo em 2005 e atuou pelo rubro-negro carioca durante 4 temporadas. Lá, conquistou a admiração dos torcidores por ser muito carismático e decisivo nos grandes jogos. Em 182 jogos, marcou 47 gols e venceu 4 títulos, sendo uma Copa do Brasil e 3 estaduais. Na primeira final da Copa do Brasil de 2006, marcou os 2 gols contra o Vasco, o que praticamente assegurou o título ao Fla. Pelo Estadual de 2008, marcou 3 gols nos dois jogos da final contra o Botafogo e foi o artilheiro da equipe na competição, com 7 gols.

O ano de 2009 não começou bem para o atacante e ele acabou sendo emprestado ao Palmeiras no meio da temporada. Chegou ao alviverde com o aval do comandante Vanderlei Luxemburgo e logo no início marcou 3 gols. Mesmo com a saída de Luxa e a chegada de Muricy, o jogador continuou prestigiado. Figurou entre os principais artilheiros do Nacional, com 12 gols, mas um desentendimento com o colega Maurício Ramos no fim do 1° tempo contra o Grêmio, culminou com sua demissão do clube.

Voltou ao Flamengo para a temporada de 2010 e participou de toda pré-temporada no clube carioca. Nas duas primeiras partidas pelo Estadual, atuou mas sem marcar gols. Até que no dia 20 de janeiro, o presidente Alexandre Kalil anunciou sua vinda ao Galo com um contrato válido por 3 anos. Obina desembarcou no Aeroporto da Pampulha no dia 23 do mesmo mês, e foi recepcionado por cerca de 200 torcedores[2][3][4] (veja vídeo na seção Multimídia).

Ficha Técnica Editar

Nome: Manuel de Brito Filho
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 31 de janeiro de 1983
Naturalidade: Vera Cruz-BA

Carreira Editar

BRAb.png Predefinição:BAb Vitória-BA - 2001/2002
BRAb.png Predefinição:BAb Fluminense-BA - 2003
BRAb.png Predefinição:ALb CRB-AL - 2004
BRAb.png RJb.png Flamengo-RJ - 2005/2009
BRAb.png SPb.png Palmeiras-SP - 2009
BRAb.png RJb.png Flamengo-RJ - 2010
BRAb.png MGb.png Atlético - 2010

Multimídia Editar

Torcida do Atlético recebe Obina no Aeroporto da Pampulha:

<youtube250>yjL_iwTs8uo</youtube250>

Partidas Disputadas Editar

Ano 2010 Editar

Títulos Editar

2004 - BRAb.png Predefinição:BAb Campeonato Baiano - Vitória-BA
2006 - BRAb.png Copa do Brasil - Flamengo-RJ
2007 - BRAb.png RJb.png Campeonato Carioca - Flamengo-RJ

Outros Editar

2005 - BRAb.png Vice-Copa do Brasil - Flamengo-RJ

Artilharias Editar

2004 - BRAb.png Predefinição:BAb Campeonato Baiano - Vitória-BA - 6 gols

Ligações Externas Editar

Referências Editar

  1. Acabei de jantar com Marcos Braz do Flamengo. Obina é do #Galo!, acesso em 21 de janeiro de 2010.
  2. Obina chega e avisa: Sou a cara do Atlético, acesso em 23 de janeiro de 2010.
  3. Com recepção calorosa da torcida, Obina desembarca em Belo Horizonte, acesso em 23 de janeiro de 2010.
  4. Obina desembarca com festa em Belo Horizonte, acesso em 23 de janeiro de 2010.

Também no FANDOM

Wiki aleatória